Quarteto para o Oriente Médio se reunirá em 30 de setembro em Nova York

  • Por Agencia EFE
  • 04/09/2015 18h40

Nações Unidas, 4 set (EFE).- O Quarteto para o Oriente Médio se reunirá em 30 de setembro em Nova York para fazer uma análise da situação da região, informou nesta sexta-feira o escritório de imprensa do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

A reunião ocorrerá fora do debate geral de alto nível da Assembleia Geral da ONU, que começará em 28 de setembro.

Na reunião participarão os chefes da diplomacia dos Estados Unidos, da Rússia e da União Europeia, além de Ban Ki-moon, as quatro partes integrantes dessa iniciativa de mediação criada em Madri em 2002.

A nota afirma que na reunião de setembro participarão também representantes da Liga Árabe, da Arábia Saudita, Egito e Jordânia como parte dos esforços do Quarteto para o Oriente Médio para ampliar seu alcance.

A última reunião realizada por este grupo foi em fevereiro na cidade alemã de Munique. Em 27 de maio, foi informado que o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair tinha decidido renunciar ao posto de representante dessa iniciativa.

Após a saída de Blair, o posto de representante do Quarteto foi excluído e o escritório que coordena essas iniciativa ficou a cargo do holandês Kito de Boer e da americana Sandra Wijnberg. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.