Raúl Castro destitui ministro da Cultura de Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2014 01h24

Havana, 5 mar (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, destituiu o ministro da Cultura, Rafael Bernal, que será substituído no cargo pelo atual vice-ministro desse departamento, Julián González Toledo, segundo uma nota divulgada nesta quarta-feira pela televisão estatal.

A informação oficial não detalha – como costuma ser habitual no país caribenho – os motivos dessa mudança no Ministério da Cultura, que acontece poucos dias depois da confirmação de um grande roubo de obras de arte do Museu Nacional de Belas Artes.

Bernal foi nomeado ministro da Cultura em março de 2012, em substituição a Abel Prieto, que ocupou esse cargo durante 15 anos e foi designado como assessor do presidente Raúl Castro.

Após sua demissão, Rafael Bernal “será alocado em outras tarefas”, segundo a nota oficial, que também não revelou quais serão suas novas funções.

Seu substituto no Ministério, Julián González Toledo, tem 52 anos, é formado em Administração Pública e tem mais de 20 anos de experiência no setor cultural.

O Conselho de Estado de Cuba também aprovou a nomeação de María Elena Salgado como vice-ministra do Ministério da Cultura.

No dia 28 de fevereiro, as autoridades cubanas confirmaram o roubo de “um grande” número de obras do Museu Nacional de Belas Artes em Havana, a maioria delas cubanas e pertencentes ao período conhecido como “mudança de século”.

O Conselho Nacional de Patrimônio Cultural de Cuba advertiu que as peças “podem estar à mercê do mercado negro em nível nacional e internacional”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.