Rebeldes líbios retomarão diálogo na busca de governo de consenso

  • Por Agencia EFE
  • 22/02/2015 05h10
  • BlueSky

Trípoli, 22 fev (EFE).- As facções políticas líbias retomarão suas negociações na quinta-feira no Marrocos, para acertar a formação de um governo de consenso nacional que permita enfrentar a ameaça jihadista que cresce no país, revelou neste domingo à Agência Efe Mohamad Mazb, membro do Congresso Geral Nacional (CGN), governo rebelde em Trípoli.

Segundo Mazb, ambas as partes buscarão no diálogo, um acordo de cessar-fogo que ponha fim aos combates entre as milícias islamitas moderadas que apoiam o executivo em Trípoli e as forças do general sublevado Khalifa Hafter, que apoia o parlamento internacionalmente reconhecido de Tobruk.

As negociações serão uma continuação das feitas em janeiro em Genebra sob o comando do enviado espacial da ONU para a Líbia, Bernardino León, e que em fevereiro prosseguiram no oásis líbio de Ghadamés a pedido expresso do CGN que se transferissem para território líbio.

O diálogo será retomado no meio de uma alta da violência no país, instigada pelo auge no leste e no norte de grupos jihadistas vinculados ao autoproclamado Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.