“A regra é fazer mais com menos”, afirma VP da Ford na América do Sul sobre crise

  • Por Jovem Pan
  • 22/10/2015 16h09
Rodrigo Paiva/Folhapress Rodrigo Paiva/Folhapress Saída da empresa deve impactar em ao menos 5 mil trabalhadores em todo o país

Os últimos dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mostraram uma queda na produção de 19,5% no mês de setembro, se comparado a agosto. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, a produção caiu 42,1%. Em relação ao número de vendas, foi registrada uma queda de 32,5% na comparação entre os meses de setembro neste ano e em 2014.

Mesmo com as recentes demissões, o setor permanece com uma concorrência forte e continua investindo na melhoria de qualidade dos veículos. Em entrevista a Jovem Pan, o vice-presidente de assuntos corporativos da Ford para a América do Sul, Rogelio Goldfarb, afirmou que o momento atual é de um “desafio muito grande”. Para ele, a estratégia agora depende de ajuste, “porque é preciso manter a saúde financeira das empresas. A regra é fazer mais com menos, não tem alternativa”.

“No setor, de maneira geral, já não há mais preocupação com o lucro. O lucro já foi. A preocupação é ter caixa para poder cumprir com seus compromissos. (…) A queda das vendas é um número muito preocupante, mas a queda do faturamento é ainda maior do que a queda de volume”, explicou.

De janeiro a setembro deste ano, o setor automotivo sofreu com as demissões. Cerca de 8.109 pessoas perderam seus cargos. Em janeiro o número de empregados era de 125.778 e foi diminuindo gradativamente até chegar em 117.669 no último mês analisado pela Anfavea (setembro).

Desafio São Paulo de Mobilidade

Rogelio Goldfarb falou também a respeito do desafio que faz parte do programa da Ford de buscar soluções para o transporte das cidades contemporâneas. O Desafio São Paulo de Mobilidade foca na combinação do uso de carros e transporte público na cidade de SP.

“O tema é interessantíssimo e quando a gente abre para diferentes setores da sociedade, a gente começa a descobrir coisas fantásticas. Talentos e soluções. O desafio da mobilidade em um Estado como São Paulo é muito grande, mas as tecnologias estão aí para nos ajudar”, disse.

A ideia vencedora ganhou tanto por voto dos jurados como por voto popular. Gabriel araujo criou um aplicativo que combina a utilização do carro com demais meios de transporte na cidade, inclusive a bicicleta. “O aplicativo mostra a melhor maneira para utilizar determinado veículo dependendo do horário”, explicou Goldfarb.

Para o vice-presidente da Ford na América Latina, o desafio contou com grandes possibilidades de facilitar a vida das pessoas. “É um grande desafio, mas a gente vê isso como uma grande possibilidade.

Confira abaixo o vídeo do Desafio:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.