“A regra é fazer mais com menos”, afirma VP da Ford na América do Sul sobre crise
Os últimos dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mostraram uma queda na produção de 19,5% no mês de setembro, se comparado a agosto. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, a produção caiu 42,1%. Em relação ao número de vendas, foi registrada uma queda de 32,5% na comparação entre os meses de setembro neste ano e em 2014.
Mesmo com as recentes demissões, o setor permanece com uma concorrência forte e continua investindo na melhoria de qualidade dos veículos. Em entrevista a Jovem Pan, o vice-presidente de assuntos corporativos da Ford para a América do Sul, Rogelio Goldfarb, afirmou que o momento atual é de um “desafio muito grande”. Para ele, a estratégia agora depende de ajuste, “porque é preciso manter a saúde financeira das empresas. A regra é fazer mais com menos, não tem alternativa”.
“No setor, de maneira geral, já não há mais preocupação com o lucro. O lucro já foi. A preocupação é ter caixa para poder cumprir com seus compromissos. (…) A queda das vendas é um número muito preocupante, mas a queda do faturamento é ainda maior do que a queda de volume”, explicou.
De janeiro a setembro deste ano, o setor automotivo sofreu com as demissões. Cerca de 8.109 pessoas perderam seus cargos. Em janeiro o número de empregados era de 125.778 e foi diminuindo gradativamente até chegar em 117.669 no último mês analisado pela Anfavea (setembro).
Desafio São Paulo de Mobilidade
Rogelio Goldfarb falou também a respeito do desafio que faz parte do programa da Ford de buscar soluções para o transporte das cidades contemporâneas. O Desafio São Paulo de Mobilidade foca na combinação do uso de carros e transporte público na cidade de SP.
“O tema é interessantíssimo e quando a gente abre para diferentes setores da sociedade, a gente começa a descobrir coisas fantásticas. Talentos e soluções. O desafio da mobilidade em um Estado como São Paulo é muito grande, mas as tecnologias estão aí para nos ajudar”, disse.
A ideia vencedora ganhou tanto por voto dos jurados como por voto popular. Gabriel araujo criou um aplicativo que combina a utilização do carro com demais meios de transporte na cidade, inclusive a bicicleta. “O aplicativo mostra a melhor maneira para utilizar determinado veículo dependendo do horário”, explicou Goldfarb.
Para o vice-presidente da Ford na América Latina, o desafio contou com grandes possibilidades de facilitar a vida das pessoas. “É um grande desafio, mas a gente vê isso como uma grande possibilidade.
Confira abaixo o vídeo do Desafio:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.