Reino Unido confirma caso de ebola em britânico residente na Serra Leoa

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2014 14h49

Londres, 23 ago (EFE).- Um cidadão britânico que vive em Serra Leoa está infectado pelo vírus do ebola, segundo confirmou neste sábado o Ministério da Saúde do Reino Unido em comunicado.

Especialistas médicos estão atualmente avaliando a situação em Serra Leoa “para assegurar-se que ele está recebendo o atendimento adequado”.

O responsável médico adjunto do Serviço de Saúde Pública britânico (NHS, em inglês), John Watson, declarou que “o risco em geral para os cidadãos do Reino Unido continua sendo muito baixo”.

“Contamos com sistemas muito sólidos, muito desenvolvidos e testados de forma adequada para tramitar doenças infecciosas pouco frequentes quando surgem, com o respaldo de um amplo leque de especialistas”, acrescentou Watson.

Trata-se do primeiro caso registrado de um britânico que contrai o vírus, que até agora afetou Libéria, Guiné, Serra Leoa e Nigéria e causou pelo menos 1.350 mortes, de acordo com os últimos números da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A epidemia está castigando especialmente a Libéria, com 576 mortes e 972 casos, o que obrigou as autoridades a decretar o toque de recolher e pôr em quarentena dois populosos bairros próximos à capital.

O ebola, que se transmite por contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.