Reis da Espanha entregam os Prêmios de Jornalismo na próxima semana

  • Por Agencia EFE
  • 29/04/2015 10h52

Madri, 29 abr (EFE).- Os reis da Espanha presidirão no próximo dia 7 de maio a entrega dos Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha, convocados anualmente pela Agência EFE e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional, para reconhecer destacados trabalhos jornalísticos da Espanha e da região ibero-americana.

Os premiados deste ano são jornalistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Espanha e Peru, distintos em seis categorias entre 206 trabalhos apresentados procedentes de 18 países.

Na cerimônia, também será entregue o Prêmio Don Quixote de Jornalismo.

Está previsto que Felipe VI, que preside este ato pela primera vez em seu reinado, pronuncie um discurso.

O prêmio de televisão correspondeu ao programa “Clube de Imprensa”, dirigido por Juan Carlos Iragorri na emissora colombiana “NTN24”, e transmitido nos EUA e mais de 20 países latino-americanos para analisar a atualidade a cargo de jornalistas da comunidade que fala espanhol.

A jornalista espanhola Margarita Esparza receberá o prêmio de rádio por um programa de cinco minutos transmitido pela “Rádio Nacional da Espanha” (RNE), intitulado “Guias turísticos sem-teto”, onde conta com um itinerário alternativo por Barcelona sob o olhar de pessoas sem-teto.

O fotógrafo brasileiro Domingos Peixoto receberá o prêmio Rei da Espanha de Fotografia por uma impactante imagem que mostra o momento em que um cinegrafista fica ferido ao ser alcançado por uma bomba durante protestos no Rio de Janeiro.

O júri concedeu o Prêmio de Imprensa ao boliviano Roberto Navía Gabriel, por uma reportagem publicada no jornal “El Deber” onde denuncia a prática do linchamento, habitual em povos da Bolívia cujos habitantes fazem justiça com as próprias mãos.

O programa “Crianças da fronteira”, dirigido por María Arce e publicado pela “Univision.com”, sobre os menores não acompanhados que tentam entrar nos EUA, foi credenciado com o Prêmio de Jornalismo Digital.

E o Prêmio Especial Ibero-americano de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, patrocinado pela Fundação Aquae, foi para Nuria Mejías Ruiz e José Luis Fernández Cabeza, de Televisão Española (TVE), pela reportagem “Viver sem água no planeta azul”, da série “Água, projeto global” transmitido pelo Informe Semanal.

Na mesma cerimônia também será entregue o Prêmio Don Quixote de Jornalismo ao narrador e ensaísta peruano Fernando Iwasaki, por seu artigo “La Mancha Extraterritorial”, onde faz uma reflexão sobre a situação do idioma espanhol e seu futuro.

Esta distinção, patrocinada pela empresa pública Tragsa, está dotada com 9 mil euros e uma escultura comemorativa.

Os demais prêmios, patrocinados pelo grupo internacional de construção e concessões OHL, estão dotados com 6 mil euros e uma escultura em bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.

Depois da entrega de prêmios, será apresentado ao rei e à rainha Letizia o livro “Felipe VI: a vida do Rei em 100 imagens”, no qual, através de uma ampla seleção de fotografias do arquivo gráfico da Agência EFE são percorridos os distintos períodos da vida de dom Felipe. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.