Representante do FMI está entre 21 mortos em ataque suicida talibã em Cabul

  • Por Agencia EFE
  • 18/01/2014 07h46

Segurança inspeciona o local do ataque suicida próximo a um restaurante libanês em Cabul EFE Inspeção de carro após ataque suicida feito pelo Talebã no Afeganistão

Cabul, 18 jan (EFE).- O representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) no Afeganistão, o libanês Wabel Abdullah, está entre as 21 vítimas mortas do ataque suicida feito ontem contra um restaurante em Cabul, informou neste sábado a agência local “AIP”.

Pelo menos 13 das vítimas mortas eram estrangeiras, segundo a fonte, que informou que entre elas há vários canadenses, russos e britânicos, assim como alguns representantes da ONU, cuja nacionalidade não foi especificada.

O cenário do ataque foi um famoso restaurante de comida libanesa situado na área onde se concentra a maioria de embaixadas e representações de organismos internacionais, e que é frequentado por expatriados durante o fim de semana.

Segundo relatou ontem à Agência Efe o chefe da polícia de Cabul, Mohammed Zahir, três terroristas participaram do atentado, mas apenas um detonou sua carga explosiva depois que os outros dois foram abatidos pelas forças de segurança no interior do local.

Um porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, reivindicou hoje a autoria do ataque em nome do movimento insurgente.

Em entrevista à AIP, Mujahid elevou para 29 o número de “altos funcionários estrangeiros” que morreram no atentado.

Os talibãs costumam exagerar o número de vítimas de seus ataques.

Em comunicado posterior enviado à Agência Efe, o movimento insurgente explicou que “o ataque foi uma vingança pelos ataques estrangeiros na província de Parwan, onde há dois dias arrasaram dez casas e mataram mulheres e crianças indefesas”.

Segundo as autoridades de Cabul, pelo menos oito civis morreram na operação de Parwan, liderada pelas tropas afegãs, mas na qual participaram unidades das forças da Aliança Atlântica.

A missão militar da Otan no Afeganistão emitiu hoje um comunicado no que condena em duros termos o ataque de ontem à noite.

“Quero expressar minha simpatia às vítimas e suas famílias pelo brutal atentado contra o restaurante”, assinala no texto o chefe da Isaf, o general dos EUA Joseph F. Dunford, que denunciou que “os talibãs mostraram mais uma vez desprezo pela vida”.

Este é o último ano com presença de tropas da Otan no país, de acordo com um calendário de retirada gradual que terminará no próximo dezembro, quando as forças locais assumirão a segurança em todo o território afegão. O processo não freou a atividade insurgente nem a espiral de violência no país asiático. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.