Repsol anuncia nova descoberta de gás natural em campo no sul da Bolívia

  • Por Agencia EFE
  • 24/02/2015 20h50

La Paz, 24 fev (EFE).- A companhia petrolífera espanhola Repsol anunciou nesta terça-feira a descoberta de uma nova reserva de gás natural no campo de Margarita, no sul da Bolívia, que permitirá extrair mais dois milhões de metros cúbicos diários para sua exportação aos mercados de Brasil e Argentina.

A descoberta aconteceu com a perfuração do poço Margarita 8, a uma profundidade de 5.250 metros, na formação geológica de Santa Rosa, informou a filial boliviana da Repsol em comunicado enviado à Agência Efe.

O poço está no bloco Caipipendi, no departamento de Tarija, pertencente um consórcio entre Repsol (37,5 %), British Gas (37,5 %) e da anglo-argentina Pan American Energy (25 %).

Com a descoberta se garante a produção de 16,5 milhões de metros cúbicos diários de gás no campo, indicou a empresa.

O Brasil importa atualmente 32 milhões de metros cúbicos diários de gás natural boliviano e a Argentina cerca de 16 milhões de metros cúbicos diários.

A Repsol anunciou a descoberta em um ato no poço Margarita 8, que contou com a participação do presidente da Bolívia, Evo Morales; do presidente interino da Repsol no país, Guillermo Fernández; seu colega na estatal boliviana YPFB, Guillermo Achá, e o ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Luis Alberto Sánchez.

Até 2018 serão investidos US$ 293 milhões no desenvolvimento da terceira fase do projeto Margarita -Huacaya, que se somarão ao US$ 1,25 bilhão já investidos, anunciou a Repsol.

A empresa espera elevar a produção do campo para 18 milhões de metros cúbicos diários em janeiro de 2016, uma meta acertada a partir dos novos acordos de entrega de maior volume de gás natural ao Estado boliviano para exportações e para o mercado interno.EFE

ja/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.