Resgate evacua 87 pessoas em montanhas do Nepal e 100 continuam desaparecidas

  • Por Agencia EFE
  • 17/10/2014 12h53

Katmandu, 17 out (EFE).- As equipes de resgate evacuaram 87 pessoas das montanhas do Nepal nesta sexta-feira, mas cerca de outras cem continuam desaparecidas após as fortes tempestades de neve.

Um grupo de 40 pessoas foi resgatado no distrito de Manang, antes da passagem Throung A, o ponto mais alto da rota do Annapurna, a 5.419 metros, disse o delegado do governo no oeste do Nepal, Dinesh Kumar Thapaliya.

Outras 47 pessoas foram resgatadas depois da passagem, no distrito de Mustang. A previsão é que neste sábado continuem os trabalhos de evacuação com helicópteros.

As tempestades de neve causaram 27 mortes nas montanhas do Nepal, entre elas cidadãos do Canadá, Índia, Nepal, Eslováquia e Polônia.

Ainda não há informações sobre cerca de cem de pessoas – por volta de 40 guias e 60 estrangeiros – na remota região de Dolpo, próxima à fronteira com o Tibete, onde não há comunicações telefônicas.

Na região de Annapurna, onde se tinha perdido contato com outras 200 pessoas, os helicópteros comprovaram que o caminho está livre de neve e os grupos já começaram a retornar.

A rota do Annapurna, com cerca de 240 quilômetros e 21 dias de duração, não requer formação em montanhismo e é muito popular entre os praticantes. Cerca de 90 mil estrangeiros fizeram o circuito em 2013, dos quais 20 mil cruzaram a passagem Throung A, segundo dados do Projeto de Conservação da Área de Annapurna.

Até o momento, 313 pessoas foram resgatadas com vida. Antes da tragédia, o pior acidente nas montanhas do Nepal havia ocorreu em 1995, quando 26 escaladores morreram na subida do Everest, a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros.

Há registros de uma alta taxa de mortalidade nas montanhas do país neste ano, já que 16 pessoas perderam a vida por causa de um desmoronamento quando se seguiam rumo a um dos acampamentos na base do Everest em abril.

Embora esta seja a melhor época do ano para realizar o montanhismo no Nepal devido ao bom tempo, a passagem do ciclone Hudhud pela Índia provocou fortes tempestades de neve.

Apesar dos meteorologistas terem alertado para o fenômeno, os alarmes não foram ativados. Para os praticantes, as advertências chegaram muito tarde ou eles já se encontravam em zonas remotas sem comunicações. EFE

ms-pd-lar/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.