Rio inaugura primeiro colégio público bilíngue em Espanhol-Português

  • Por Agencia EFE
  • 31/01/2014 21h48

Rio de Janeiro, 31 jan (EFE).- O primeiro colégio público bilíngue em Espanhol e Português, para estudantes do ensino médio, foi inaugurado nesta sexta-feira no Rio de Janeiro, fruto de um acordo entre o governo do Estado do Rio de Janeiro e a Embaixada da Espanha no Brasil.

Trata-se de um Instituto Hispanobrasileiro, batizado como Colégio Estadual João Cabral de Melo Neto e localizado no bairro do Méier.

A metade das aulas será em Língua Espanhola e a outra metade em Português, além de incluir o ensino do Inglês.

De acordo com o secretário de Educação do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, “95% das vagas estão reservadas para alunos procedentes de escolas públicas, para favorecer que à população de baixa renda possa ter acesso ao ensino de qualidade”.

Em declarações à Agência Efe, Risolia assegurou que “está previsto que o centro educativo conte com professores espanhóis, em virtude do intercâmbio entre Brasil e Espanha”, que também poderia permitir que professores brasileiros fossem ao país europeu.

O estado espanhol, através do Instituto Cervantes e outras instituições, se encarregará da formação dos professores e do material didático. Os demais investimentos ficarão a cargo do governo do estado.

Também esteve presente na inauguração o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara. Ele afirmou à Agência Efe que essa é “ideia fantástica” que, a seu ver, “demonstra que a Espanha é uma grande potência em educação”.

Durante a inauguração, foram executados os hinos do Brasil e da Espanha, além de ter sido feita a leitura de um fragmento do poema “El temps” (O tempo), do premiado poeta catalão Joan Brossa, e encenado um pequeno espetáculo de dança flamenca.

O colégio faz parte do Programa Dupla Escola, que oferece jornada dupla, com horário integral e currículo integrado.

Os alunos terão, além do ensino tradicional da Língua Espanhola, aulas como Filosofia, Sociologia e Literatura Espanhola ministradas no idioma. Ao final do curso, os estudantes terão certificado de dupla diplomação, com a validação do ensino médio tanto no Brasil quanto em território espanhol. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.