Rio iniciará na próxima segunda-feira esquema de policiamento da Copa

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Rio de Janeiro, 2 mai (EFE).- O Rio de Janeiro dará início a partir da próxima segunda-feira ao esquema de policiamento desenvolvido para garantir a segurança durante a Copa do Mundo, que estava previsto para começar no próximo mês de junho, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

O secretário de Segurança do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, anunciou que a partir da segunda-feira dois mil homens se somarão ao efetivo policial a fim de reforçar a vigilância no Rio de Janeiro.

“Estou colocando praticamente toda a polícia na rua adiantando o que iria fazer na Copa do Mundo com ostensividade do policiamento. Os projetos de companhias destacadas da PM continuam, mas agora a medida é sobre as manchas criminais para reduzir isso.”, afirmou Beltrame em visita ao Complexo da Maré.

“Teremos operações pela frente para tirar das ruas essas pessoas que estão fazendo tentativas de sabotagem ao processo de pacificação”, disse Berltrame através de Twitter.

O anúncio do secretário coincide com a publicação do índice de criminalidade no estado do Rio de Janeiro.

Conforme divulgou hoje o Instituto de Segurança Pública (ISP), em fevereiro deste ano, o número de homicídios dolosos (intencional) teve um aumento de 23,9% com relação ao mesmo mês de 2013, passando de 389 para 482.

Em março, o crescimento foi de 23,6%, após passar de 411 casos no terceiro mês de 2013, para 508 no mesmo período de 2014.

O número de mortes em enfrentamentos com a polícia, por sua vez, passou de 96 durante o primeiro trimestre de 2013, para 153 nos primeiros três meses de 2014, o que representa um aumento de 59,3%. EFE