Rússia lembra 60º aniversário de Chávez com emissão de selo comemorativo

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 11h44

Moscou, 28 jul (EFE).- A Rússia lembrou nesta segunda-feira o 60º aniversário do nascimento do presidente venezuelano Hugo Chávez (1954-2013), que visitou oficialmente este país dez vezes, com a emissão de um selo comemorativo.

“Com sua inesgotável energia e vontade política, Chávez pôs um sólido fundamento às relações estratégicas entre Rússia e Venezuela”, assegurou Sergei Koshkin, subdiretor do departamento da América Latina da chancelaria russa.

O selo, apresentado na sede da agência oficial russa “Itar-Tass”, mostra Chávez vestido com o uniforme militar e o tradicional boné vermelho dos paraquedistas, com a bandeira venezuelana de fundo, obra da pintora russa Olga Ivanova.

“Foi difícil escolher a imagem. Esta mostra o rosto pensativo do comandante eterno, Hugo Chávez, sempre voltado para o norte, buscando o bem-estar de todo o mundo”, comentou Juan Vicente Paredes, embaixador venezuelano em Moscou.

A Agência Federal de Comunicações da Rússia emitirá a partir de hoje 420 mil exemplares, que poderão ser utilizados pelos russos para envios postais e como um objeto de coleção para os filatelistas.

Paredes comparou Chávez com o libertador Simón Bolívar, “que só desembainhou a espada para libertar nações, nunca para conquistar” e lembrou a “sincera amizade do presidente venezuelano com o líder russo, Vladimir Putin”.

Koshkin ainda destacou que Chávez é um digno sucessor de Bolívar, defensor da soberania de seu país e um firme partidário da unidade da América Latina e de estreitas relações coma Rússia em todos os âmbitos.

O diplomata ressaltou que Chávez deixou como legado um programa com as pautas para o desenvolvimento das relações bilaterais com a Rússia até 2019.

A Rússia já emitiu em 2011 um selo pelo 200º aniversário da independência da Venezuela, ilustrado com a bandeira e uma estátua de Bolívar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.