Rússia, Síria, Iraque e Irã coordenarão luta contra jihadistas em Bagdá

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2015 10h41

Moscou, 26 set (EFE).- Rússia, Iraque, Síria e o Irã iniciaram um centro de coordenação militar, com sede em Bagdá, para lutar juntos contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI), revelou neste sábado às agências russas uma fonte diplomática de Moscou.

“A principal função do centro será o recolhimento, tratamento, resumo e análise da informação sobre a situação na região do Oriente Médio, principalmente para a luta contra o EI”, explicou a fonte, citada pelas principais agências da Rússia.

Após sua análise, acrescentou, a informação será enviada aos Estados Maiores dos quatro países.

Sobre a base do centro de informação será criado, além disso, um comitê para coordenar operações militares, acrescentou o diplomata.

“O objetivo do centro em um futuro imediato é estabelecer os fundamentos para a criação de um comitê coordenador para planejar operações e comandar unidades militares da Rússia, Síria, Irã e Iraque, em primeiro lugar para luta contra o EI”, ressaltou.

O diplomata afirmou que o acordo alcançado entre Moscou, Bagdá, Damasco e Teerã “é um passo importante no caminho para a união dos países da região na luta contra o terrorismo internacional”.

O comando sobre a atividade do centro mudará a cada três meses entre oficiais de alto categoria dos países envolvidos na iniciativa.

“Em virtude do acordo alcançado, o comando do centro durante os próximos três meses será assumido pela parte iraquiana”, disse o interlocutor às agências russas. EFE