São Paulo terá 3 mil leitos para tratar dependentes químicos até o fim de 2014

  • Por Jovem Pan
  • 04/06/2014 08h30

O estado de São Paulo terá 3 mil leitos para tratar dependentes químicos até o fim do ano, sendo mais sete clínicas no interior. As estruturas vão seguir o modelo da unidade instalada em Botucatu, a 229 quilômetros da capital paulista, no fim de 2013.

O coordenador do programa Recomeço do estado disse que o modelo prevê o trabalho social ao sistema de recuperação dos usuários da droga. Em entrevista ao repórter Thiago Uberreich, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira considerou a ampliação dos leitos uma necessidade e um avanço.

*Ouça os detalhes no áudio

Laranjeira admitiu que o número de leitos sempre será insuficiente, mas as políticas públicas não podem parar. O presidente da Comissão de Álcool e Drogas da OAB de São Paulo, Cid Vieira, avaliou que, pela primeira vez, as famílias estão conseguindo atendimento.

Vieira lembra ainda que, desde o começo do ano passado, 1.600 pessoas foram retiradas da Cracolândia para tratamento. No caso das clínicas do interior, as internações são breves e o dependente recebe orientação para retornar ao mercado de trabalho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.