Saturno atingirá maior ponto de aproximação à Terra neste sábado (10)

  • Por Agencia Brasil
  • 09/05/2014 20h30

Saturno

O fenômeno astronômico movimenta alguns clubes de observação neste sábado que convida ao público a ver e fotografar o planeta Saturno e suas luas(Wikimedia Commons)

Para quem gosta de olhar para o céu em busca de corpos celestes, este sábado (10) será um dia estratégico: o planeta Saturno atingirá o ponto de maior aproximação à Terra com iluminação completa do Sol. O fenômeno astronômico movimenta alguns clubes de observação neste sábado que convidam o público a ver e fotografar o planeta e suas luas.

Este é o caso do Clube de Astronomia de Brasília (CasB), que realiza uma observação pública com telescópios na Praça dos Três Poderes. Em Olinda (PE), o grupo Espaço Astronomia da prefeitura da cidade promove um momento de observação na orla de Olinda, próximo à Praça Duque de Caxias.

Já a Associação Norte-Rio-Grandense de Astronomia (Anra) realiza a observação no espaço externo do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

O melhor momento de observação acontece a partir das 18h, mas depende de condições climáticas favoráveis. 

Leia também:

Conheça 10 curiosidades sobre o exoesqueleto do projeto Andar de Novo

Sobre a Oposição de Saturno

O evento astronômico ocorre quando o Sol, Terra e Saturno ficam alinhados. De acordo com o Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos de Natal, Saturno ficará do lado oposto ao Sol, alinhando-se  com a Terra. Assim, trata-se da melhor aproximação em relação a Terra. O Sol irá se por de um lado e Saturno surgirá do lado oposto totalmente iluminado durante a noite na Terra. 

Alguns dados sobre o planeta:

Distância média ao Sol: 1.430.000.000 Km
Distância mínima a Terra: 1.280.000.000 Km 
Rotação em torno de seu eixo: 10,5 horas 
Translação em torno do Sol: 30 anos
Diâmetro equatorial: 108.728 km
Temperatura média: – 125 graus Celsus

Leia outras notícias em Tecnologia

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.