Secretário da Unasul convida Lula a reunião para discutir integração regional

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2014 20h43

São Paulo, 20 mar (EFE).- O secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Alí Rodríguez Araque, convidou nesta quinta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a participar em reunião que o fórum organizará para discutir a integração econômica na América do Sul.

O convite foi feito durante a visita que o ex-chanceler e ex-ministro de Energia da Venezuela fez a Lula nesta quinta-feira na cidade de São Paulo, informou o Instituto Lula em comunicado.

Nenhuma das partes informou sobre a data nem o país em que será realizado o encontro que a Unasul organizará em associação com a Comissão Econômica da ONU para a América Latina (Cepal).

Rodríguez Araque, que realiza uma viagem por vários países da região desde sua participação na semana passada na reunião de chanceleres da Unasul em Santiago do Chile para discutir a situação da Venezuela, visitou Lula na sede do instituto que leva o nome do ex-presidente.

O ex-ministro venezuelano, que durante muitos anos presidiu a companhia petrolífera estatal PDVSA, apresentou a Lula um balanço de sua gestão frente à Unasul, segundo o instituto.

O ex-presidente brasileiro, por sua parte, manifestou seu “apreço pelo papel que a entidade tem cumprido e destacou que a Unasul tem sido muito importante na mediação de questões da América do Sul e que é uma entidade fundamental para continuar consolidando a integração regional”, segundo o comunicado do Instituto Lula.

Lula também se reuniu hoje na sede do instituto com o ex-presidente chileno Ricardo Lagos e com o titular da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), Enrique Iglesias, que participaram nesta terça-feira de uma conferência na Universidade de São Paulo (USP) sobre os atuais desafios da América Latina. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.