Secretário de Cooperação Internacional da Espanha debate relações com Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 24/03/2015 14h30
  • BlueSky

Rio de Janeiro, 24 mar (EFE).- O secretário de estado de Cooperação Internacional e para a região ibero-americana da Espanha, Jesús Gracia, inicia nesta terça-feira uma visita oficial de três dias ao Brasil com atividades em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, na qual debaterá as atuais relações entre os dois países.

O principal encontro da visita será na sexta-feira, em Brasília, com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Sergio Danese, com quem Gracia fará “uma ampla revisão das relações bilaterais em todos os seus aspectos e perspectivas”, disseram hoje à Agência Efe fontes da Embaixada da Espanha em Brasília.

A reunião com Danese, na qual serão discutidos todos os projetos conjuntos de cooperação, constitui a consulta política de caráter anual que foi instituída em 2012, quando os dois países reforçaram sua aliança estratégica.

Após o encontro político, Danese e Gracia assinarão um memorando de entendimento para a renovação da relação em matéria de cooperação para o desenvolvimento.

Gracia se reunirá também na sexta-feira em Brasília com outras autoridades do governo brasileiro e terá outros encontros com autoridades em São Paulo e Rio de Janeiro, e com empresários espanhóis e brasileiros.

O secretário iniciará sua visita hoje em São Paulo, onde participará da inauguração da exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola”, que inclui 90 obras de 37 artistas espanhóis, em sua maioria do célebre pintor e que pertencem ao Museu Rainha Sofia, de Madri.

A mostra ficará em cartaz até 8 de junho no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, e entre 24 de junho e 7 de setembro na sede da instituição no Rio de Janeiro.

Amanhã, ele terá um café da manhã com membros da Câmara de Comércio da Espanha na capital paulista, onde depois se reunirá com os dirigentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Na quinta-feira, no Rio de Janeiro, o secretário de Cooperação Internacional concederá uma entrevista coletiva e dará uma conferência sobre as relações de Espanha e América Latina na sede do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.