Secretário de Estado do Vaticano inicia visita ao México neste domingo

  • Por Agencia EFE
  • 12/07/2014 16h55

México, 12 jul (EFE).- O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, começará amanhã uma visita de trabalho ao México para dar continuidade ao diálogo político de alto nível e liderar as sessões do Colóquio México-Santa Sé sobre Migração Internacional e Desenvolvimento, informou neste sábado o Ministério de Relações Exteriores mexicano.

Como parte da visita, resultado do convite feito pelo presidente Enrique Peña Nieto durante a visita oficial realizada à Cidade do Vaticano em junho deste ano, Parolin será recebido pelo governante no Palácio Nacional. Eles se reunirão para abordar pontos da agenda bilateral, informou a Chancelaria em comunicado.

Amanhã o cardeal italiano se reunirá com o secretário de Relações Exteriores do México, José Antonio Meade, e depois participará de um jantar em sua homenagem com a presença de autoridades vaticanas, funcionários federais, legisladores, especialistas em temas bilaterais assim como os ministros da Guatemala, Fernando Carrera; de Honduras, Mireya Agüero, e de El Salvador, Hugo Martínez.

Segunda-feira, Parolin participará do Colóquio México-Santa Sé sobre Migração Internacional e Desenvolvimento, para abordar ideias sobre temas relacionados com a migração internacional.

“Ao término do evento, serão publicadas as conclusões que darão sustento para que o México e o Vaticano continuem trabalhando em uma agenda compartilhada, particularmente nos temas multilaterais relevantes, e que tome como elemento central a proteção do ser humano, seu bem-estar e seu desenvolvimento”, aponta o documento do governo mexicano.

O México e a Santa Sé mantêm relações diplomáticas desde 1992 e trabalham de maneira coordenada em diversos temas de interesse comum, “sobre a base do respeito mútuo e a firme vontade de colaboração”, acrescentou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.