Segunda fase da Campanha de Imunização contra o HPV tem baixa adesão

  • Por Jovem Pan
  • 12/11/2014 10h41

A segunda fase da Campanha de Imunização contra o HPV tem baixa adesão, atingindo apenas 45% do público alvo, meninas entre 11 e 13 anos. Das quase 5 milhões de adolescentes vacinadas na primeira fase da campanha, desde setembro, pouco mais de 2 milhões tomaram a dose.   

Segundo o Diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, é fundamental que as jovens recebam todas as doses. Claudio Maierovitch reforça que a vacina também faz parte do calendário de imunização do SUS e que não há nenhuma contra indicação.

*Ouça os detalhes no áudio

Apesar dos avanços na redução das mortes por câncer do colo do útero no Brasil, 12 mulheres morrem todos os dias com esse tipo da doença. Falando à repórter Cris Santos, a ginecologista e obstetra Albertina Duarte, do Hospital das Clínicas, ressaltou a importância da prevenção ao HPV.

Para garantir 100% de proteção contra o Papiloma Vírus Humano, as adolescentes devem tomar as três doses da vacina. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV.   

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.