Segundo índice do BC, recessão começou e é mais intensa em São Paulo
A queda da atividade econômica no Estado de São paulo é mais intensa do que no resto do país e é agravante da recessão vivida no Brasil. Isso é o que mostram os resultados mais recentes do índice de atividade econômica do Banco Central.
A partir do segundo trimestre do ano passado, a economia brasileira entrou em tendência de queda. Segundo a Fundação Getulio Vargas, esse foi o início da recessão que têm-se até hoje. No entanto, existem diferenças regionais no ritmo da crise.
A economia paulista já passava a encolher desde o terceiro trimestre de 2013. No Nordeste, a atividade apenas passou a cair no primeiro trimestre deste ano.
O índice do Banco Central não detalha resultados por setores, mas segundo o blog Dinheiro Público da Folha de S. Paulo, é certo que os números paulistas estejam relacionados ao peso da indústria de transformação na economia estadual.
Esta atividade, a mais prejudicada pela retração de investimento e pela alta de juros, responde por 17% da renda do Estado de São Paulo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.