Seis escolas são queimadas no sul da Tailândia

  • Por Agencia EFE
  • 12/10/2014 02h12

Bangcoc, 12 out (EFE).- Seis escolas foram total ou parcialmente destruídas no sul da Tailândia devido a incêndios provocados segundo a Polícia por supostos membros da insurgência muçulmana, informou neste domingo a imprensa local.

Os ataques ocorreram de madrugada em cinco centros do distrito de Thung Yang Daeng e em outro do distrito de Mayo, todos eles na província de Pattani.

Todos os colégios ficaram totalmente destruídos e tiveram que suspender as aulas, exceto em um deles no qual os moradores conseguiram apagar o fogo, segundo o jornal “The Nation”.

Cerca de 6.000 pessoas morreram pela violência nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat desde que o movimento separatista islâmico aumentou sua atividade em janeiro de 2004.

Os atentados com armas leves e explosivos e os assassinatos se repetem quase diariamente nesta região de maioria muçulmana e etnia malaia, apesar do desdobramento de cerca de 40 mil integrantes das forças de segurança e a vigência do estado de exceção.

Escolas e professores são alvos frequentes dos insurgentes, que os consideram instrumentos ao serviço da maioria budista da Tailândia.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país, e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Patani, anexado pela Tailândia há um século. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.