Sem-teto ocupam hospital desativado em São Paulo

  • Por Agência Brasil
  • 25/08/2015 13h41
SÃO PAULO, SP - 24.08.2015 - SEM-TETO-SP - Cerca de 50 pessoas ligadas a UST (União dos Sem Teto) ocupam, desde sexta-feira (21), o prédio desativado do Hospital Panamericano, no bairro do Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista. De acordo com a coordenação, existe uma previsão para que 80 famílias ocupem o espaço. A Polícia Militar faz vigilância no local.(Taba Benedicto/Folhapress) Taba Benedicto/Folhapress Grupo de sem teto ocupa prédio do Hospital Panamericano na zona oeste de SP

Um grupo ligado à União dos Sem-Teto ocupou o antigo Hospital Pan-Americano, no Alto de Pinheiros, bairro nobre da zona oeste paulistana. Segundo o movimento, cerca de 200 famílias começaram a chegar ao imóvel na última sexta-feira (21). Elas deixaram um prédio ocupado na região da Sé (centro), onde uma ordem de despejo está prestes a ser cumprida.

Na manhã de hoje (25), havia pouco movimento no imóvel. Todas as entradas foram bloqueadas com tapumes ou entulhos. Uma viatura da Polícia Militar faz ronda permanente na área, com a ordem de evitar a entrada de novos ocupantes ou de pessoas com móveis. “Eles explicaram que não podiam chegar mais pessoas e não era para entrar com móveis”, contou uma das ocupantes, a cabeleireira Fernanda Oliveira, que conversou com a reportagem da Agência Brasil no portão do prédio. “A gente não quer entrar em conflito com eles”, disse Fernanda, ao acrescentar que o grupo está cumprindo o acordo informal com a polícia.

Segundo a cabeleireira, o grupo faz revezamento para ir trabalhar, levar as crianças à escola e até para tomar banho na casa de parentes. “A gente faz revezamento para tudo. Conversa com os patrões. Quem é autônomo não vai trabalhar. E também nos revezamos para dormir. Uma parte dorme e a outra fica acordada”, contou Fernanda, que está na ocupação com o marido e a filha de 7 anos.

Preocupados principalmente com as crianças, os sem-teto fizeram um mutirão para limpar o prédio. Para o trabalho, compraram vassouras e produtos de limpeza. “Sobrou isso aqui, muito lixo” disse Fernanda, mostrando um monte de entulho que bloqueava o portão, ao responder sobre o que restou da antiga infraestrutura do prédio.

O Hospital Pan-Americano pertencia ao grupo Samcil, que entrou em liquidação judicial em 2011. O imóvel foi desapropriado pelo governo do estado de São Paulo para ser transformado em um hospital especializado em trauma.

A Agência Brasil entou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e aguarda o posicionamento do órgão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.