Senador diz que casamento e mobilidade são soluções para pobreza nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 08/01/2014 23h05

Washington, 8 jan (EFE).- O senador republicano pelo estado da Flórida Marco Rubio afirmou nesta quarta-feira que o casamento e a mobilidade econômica são vias para acabar com a pobreza nos EUA em discurso no 50º aniversário da declaração do presidente Lyndon B. Johnson da “guerra contra a pobreza”.

Rubio argumentou que a luta contra a pobreza não deve ser só executada fazendo frente à desigualdade econômica e aliviando suas consequências através de subsídios, mas através da criação de uma mobilidade econômica que permita aos cidadãos sairem desse status.

“Minha maior preocupação é que os programas que temos contra a pobreza ajudam a aliviar a dor da pobreza, mas não fazemos o suficiente para ajudar as pessoas a superarem as causas, as coisas que não as permitem sair dessa situação”, disse o legislador, considerado um possível candidato à nomeação presidencial pelo Partido Republicano.

“A menos que nos ocupemos das causas estruturais da pobreza, nunca vamos resolvê-la, e nunca vamos criar o tipo de mobilidade ascendente que queremos em nosso país e que esperamos de nossa nação”, disse.

Rubio argumentou também que o casamento é uma das figuras sociais que ajudam na situação econômica dos indivíduos, e se apoiou em dados estatísticos.

“A verdade é que a melhor ferramenta para tirar as pessoas, as crianças, as famílias da pobreza, a que mais diminui a probabilidade de cair na pobreza infantil em 82%, não é um programa de governo. Se chama casamento”, afirmou.

Segundo o senador republicano, há 50 anos, quando Johnson lançou seu programa, 93% das crianças nascidas nos Estados Unidos tinham pais casados. Em 2010, comparou, o número caiu para 60%.

“Não deve ser uma surpresa que 71% das famílias pobres com filhos são famílias que não são formadas por um casal”, alfinetou Rubio.

O senador propôs passar os programas federais contra a pobreza para a gestão dos estados, o que denominou “a mudança mais fundamental” para lutar contra a penúria econômica no país.

Rubio, cotado como possível candidato à presidência da república pelo Partido Republicano em 2016, insistiu que os estados e as cidades poderão operar com maior habilidade do que a burocrática capital. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.