Separatistas tuaregues tomam cidade no Mali após saída de rivais pró-governo

  • Por Agencia EFE
  • 20/09/2015 14h07

Bamaco, 20 set (EFE).- Os separatistas tuaregues da Coordenadoria de Movimentos do Azawad (CMA) tomaram este fim de semana a cidade de Anefis, no sudeste do país, dias depois de ela ser abandonada por seus rivais da Plataforma, movimento armado tuaregue aliado ao governo central, após semanas de tensões.

Diferentes fontes em Anefis e a própria CMA, este grupo posicionou seus homens na cidade para a surpresa de seus moradores, que esperavam que a cidade passasse para as mãos do exército regular ou da ONU, mas não de outro movimento armado.

A ocupação de Anefis pelo Plataforma durante vários meses foi considerada uma violação do cessar-fogo entre as partes em conflito pela missão da ONU no Mali, e em menor medida pelo próprio governo, que pressionaram para que o grupo deixasse a cidade.

Agora a expectativa é pela reação diante da entrada do CMA que, apesar todos os acordos de paz, considera a ocupação de território parte essencial de sua estratégia para controlar o terço nordeste do Mali, conhecido como Azawad.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.