Série de tremores atinge o noroeste do México; não há informações de vítimas
México, 13 set (EFE).- O Serviço Sismológico Nacional do México reportou neste domingo uma série de tremores, o mais intenso de magnitude 6,7 graus na escala Ritcher, na região do Golfo da Califórnia (noroeste), sem que até agora haja informações sobre danos e vítimas.
O principal tremor ocorreu às 3h14 local (5h14, em Brasília) a 105 quilômetros de Mochis, estado de Sinaloa, com foco a 10 quilômetros de profundidade.
O movimento telúrico foi sentido nos estados de Sinaloa e Baixa Califórnia Sul.
Junto com o tremor principal, foram registrados outros cinco tremores na mesma região, com magnitudes de 4,2 a 5,3. Dois deles ocorreram antes do principal e três depois.
O coordenador nacional de Defesa Civil, Luis Felipe Puente, reportou através da rede Twitter que até agora não há registro de danos pelos e que a percepção dos tremores “foi leve”.
A sismicidade no Golfo da Califórnia está associada ao sistema de falhas ao longo do limite entre a placa tectônica do Pacífico e a placa da América do Norte.
Os tremores desta madrugada ocorreram faltando apenas uma semana para o 30° aniversário do terremoto de magnitude 8,1 de 19 de setembro de 1985, que provocou a destruição de centenas de edifícios na capital mexicana e deixou cerca de 10 mil mortos, segundo números oficiais, e entre 20 mil e 25 mil, segundo organismos internacionais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.