Seul desdobra embarcação para detectar lançamento de foguete norte-coreano

  • Por Agencia EFE
  • 16/09/2015 10h19

Seul, 16 set (EFE).- As Forças Armadas da Coreia do Sul desdobraram uma embarcação de guerra no Mar do Japão (Mar do Leste) para detectar o anunciado lançamento de um foguete de longo alcance da vizinha Coreia do Norte, revelaram nesta quarta-feira fontes militares em Seul.

A embarcação, equipada com o sistema de defesa americano Aegis, conta com um potente sistema de radar capaz de rastrear a trajetória do foguete, indicaram as fontes à agência local “Yonhap”.

A navio de guerra em questão já detectou os lançamentos de projéteis de longo alcance realizados pela Coreia do Norte em 2009 e em 2012.

A notícia chega um dia depois que o regime de Kim Jong-un anunciou que está ultimando os preparativos para pôr em órbita, a bordo de um foguete de longo alcance, um satélite espacial com fins científicos.

A Coreia do Sul e EUA consideram esta operação uma violação das resoluções da ONU que proíbem a Coreia do Norte de desenvolver tecnologia de mísseis balísticos.

Por enquanto, as autoridades sul-coreanas mantêm que não foram detectados sinais que apontem a um lançamento iminente.

Acredita-se que este poderia ocorrer perto de 10 de outubro, já que nesse dia a Coreia do Norte celebra 70° aniversário do Partido dos Trabalhadores.

Em dezembro de 2012, Pyongyang colocou em órbita seu primeiro satélite, uma operação à qual o Conselho de Segurança da ONU respondeu com um endurecimento das sanções econômicas ao Estado comunista. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.