Sobe para 22 o número de mortos em atentado contra complexo militar em Bagdá

  • Por Agencia EFE
  • 09/01/2014 15h05

Bagdá, 9 jan (EFE).- Pelo menos 22 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas nesta quinta-feira em um atentado suicida contra um complexo militar no centro de Bagdá, informou o porta-voz do comando das operações militares na capital iraquiana, Saad Maen.

Em comunicado, o porta-voz destacou que o ataque não foi realizado com um carro-bomba, como tinham dito antes fontes policiais, mas obra de um homem que detonou o cinto de explosivos que levava preso ao corpo.

A explosão aconteceu em frente a um centro de recrutamento do exército iraquiano perto do aeroporto de Al-Muthana, em Bagdá.

As forças de segurança cercaram a área da explosão e cortaram o tráfego nas ruas contíguas com o complexo militar.

Por enquanto, se desconhece a identidade do suicida, embora as autoridades trabalhem com a hipótese que se trate de um membro da organização Estado Islâmico do Iraque e Levante, vinculada a Al Qaeda.

Por outro lado, uma fonte policial acrescentou que as forças de segurança iraquianas detiveram hoje quatro altos dirigentes desta organização.

As detenções ocorreram no marco de uma operação de segurança para a luta contra o terrorismo, nos arredores da província de Al-Anbar, no oeste do Iraque.

Além disso, a fonte assegurou que a normalidade está voltando às cidades de Faluja e Ramadi, as maiores cidades de Al-Anbar, como resultado da “cooperação” dos povos tribais com a polícia local.

O Iraque sofre um aumento da violência sectária e dos atentados terroristas, que causaram em 2013 a morte de 8.868 pessoas, das quais 7.818 eram civis, segundo números da ONU.

Perante a explosão de violência, os Estados Unidos anunciaram na segunda-feira passada que acelerarão o envio de aviões não tripulados para trabalhos de vigilância e que preveem enviar mísseis Hellfire. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.