Sobe para 31 o número de mortos no acidente aéreo em Taiwan

  • Por Agencia EFE
  • 04/02/2015 17h11

Taipé, 5 fev (EFE).- O número de mortos no acidente de um avião da companhia taiwanesa TransAsia nesta quarta-feira em Taipé subiu para 31, enquanto 15 pessoas ficaram feridas e 12 permanecem desaparecidas, informou o Corpo de Bombeiros.

As operações de resgate continuam após a meia-noite local e nelas se recuperaram os corpos do piloto Liao Chien-tsung, do copiloto Liu Tzu-chung e do engenheiro de voo Hung Ping-chung, depois que foi retirada, dividida em três partes, a fuselagem da aeronave do rio no qual caiu.

A aeronave – com 58 pessoas a bordo, entre elas cinco tripulantes e dois menores – caiu no rio, após perder altura por causas desconhecidas e se chocar contra um viaduto, poucos minutos após decolar da ilha de Kinmen, a poucos quilômetros do litoral da China.

A Administração de Aviação Civil de Taiwan proibiu a TransAsia de realizar voos com aparelhos do tipo acidentado hoje e a companhia aérea começou a revisar os motores de todas suas aeronaves ATR, disse o presidente da companhia, Chen Xingde, em entrevista coletiva.

O acidente ocorreu por volta das 11h (hora local, 1h de Brasília) e ainda continuam as operações de salvamento, nas quais participaram mais de mil agentes civis e militares, auxiliados por várias lanchas, balsas e helicópteros.

As duas caixas-pretas – a registradora de dados de voo e a gravadora de voz da cabine – foram recuperadas e serão analisadas para estabelecer as causas do acidente, indicou a Administração de Aviação Civil da ilha.

Até o momento, se desconhecem os motivos do acidente, ocorrido em uma área urbana, sob condições meteorológicas favoráveis, com um avião fabricado há menos de um ano e um piloto com mais de 4.900 horas de voo.

O piloto fez três chamadas de socorro para a torre de controle do aeroporto Songshan. O avião, ao invés de girar imediatamente para a direção sul após decolar, voou em linha reta e perdeu altura até atingir o elevado e raspar em um táxi, e em seguida cair no rio.

Em sua queda – gravada e fotografada de carros que circulavam pelo viaduto -, a asa esquerda do avião bateu no táxi antes de mergulhar na água.

O motorista e uma passageira ficaram feridos e foram levados para um hospital próximo, mas estão fora de perigo.

“Desmaiei quando nos acertou”, declarou o motorista ao jornal “Apple Daily”.

Segundo testemunhas, o piloto tentou recuperar altitude antes do choque do avião com o viaduto. O rio Jilong fica a apenas cinco quilômetros da pista de decolagem.

O avião, um bimotor turboélice ATR-72 de fabricação franco-italiana, tinha menos de um ano e havia passado por sua última revisão no dia 26 de janeiro, segundo a Aviação Civil Aeronáutica.

A fabricante do aparelho lamentou o acidente com uma de suas aeronaves expressou suas condolências aos familiares das vítimas.

Trata-se do segundo acidente envolvendo essa companhia aérea taiwanesa em menos de um ano, depois que 48 pessoas morreram em julho do ano passado na queda de um avião do mesmo modelo.

Na ocasião, a aeronave se acidentou quando precisou realizar um pouso de emergência nas ilhas Penghu por causa das más condições atmosféricas devido à passagem do tufão “Matmo”. EFE

flp/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.