Sobe para 31 o número de vítimas em confrontos étnicos no nordeste da Índia

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Nova Délhi, 3 mai (EFE).- A descoberta de oito corpos neste sábado elevou para 31 o número de vítimas dos confrontos étnicos registrados desde quinta-feira no estado de Assam, no nordeste da Índia, informou o canal de televisão “NDTV”.

De acordos com as autoridades, os ataques estão sendo coordenados pela tribo dos Bodo, que se voltaram contra os cidadãos muçulmanos da região em uma suposta disputa por terra.

Apesar dos esforços das autoridades locais para controlar a situação, os últimos confrontos ocorreram após a implementação de um toque de recolher nos distritos de Kokrajhar e Baksa, onde membros armados da etnia Bodo estão baleando membros da comunidade muçulmana de maneira indiscriminada e gerando pânico na região.

A maioria das vítimas foi registrada em Kokrajhar, incluindo várias mulheres e crianças, fato que fez com que as autoridades desdobrassem mil soldados do Exército no distrito para tentar restabelecer a paz.

Organizações de Assam que não possuem relação com os Bodos vinculam esses ataques às eleições gerais da Índia, iniciadas no último dia 7 de abril e que, após dez períodos, serão finalizadas no dia 12 de maio.

Segundo a imprensa local, a Frente Nacional Democrática de Bodoland, que defende a independência do Estado, se voltou contra membros da comunidade muçulmana porque estes não votam de acordo com seus interesses.

Habitantes originários da região, os Bodos também acusam os muçulmanos de ocupar suas terras e postos de trabalho, já que a maioria deles chegaram nas últimas décadas desde a vizinha Bangladesh.

Ativistas de ambas as comunidades já protagonizaram violentos confrontos armados em 2012, quando pelo menos 100 pessoas morreram, centenas de aldeias foram destruídas e milhares de pessoas deixaram a região. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.