Sobe para 34 o número de mortos pelas fortes chuvas no sul das Filipinas

  • Por Agencia EFE
  • 17/01/2014 05h26

Manila, 17 jan (EFE).- O Conselho Nacional de Gestão e Redução dos Riscos de Desastres elevou nesta sexta-feira para 34 o número de mortos na última semana por causa das inundações e deslizamentos de terra provocados pelas intensas chuvas no sul das Filipinas.

Segundo o último relatório da agência, outras 65 pessoas ficaram feridas e mais sete permanecem desaparecidas por consequência de 13 avalanches de terra e seis enchentes registradas na região de Mindanao, que desde o último sábado vem sofrendo com as intensas precipitações.

No total, 460 mil pessoas em 14 províncias filipinas foram atingidas pelas fortes chuvas, das quais mais de 212 mil tiveram que deixar suas casas e estão sendo atendidas em 358 centros de evacuação.

Além disso, 57 estradas e 21 pontes foram interditadas para o trânsito e mais de 1,3 mil casas ficaram total ou parcialmente destruídas.

As chuvas obrigaram o cancelamento de dezenas de voos domésticos na última semana, enquanto mais de 7 mil passageiros de embarcações tiveram que cancelar suas viagens para causa das condições do mar.

O desmatamento, a proliferação da mineração ilegal, a escassez de infraestrutura e a favelização aumentam os efeitos devastadores das fortes chuvas e dos frequentes tufões que afetam o arquipélago. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.