Soldado afegão atira contra tropas da Otan em academia militar em Cabul
Cabul, 5 ago (EFE).- Um soldado afegão disparou nesta terça-feira contra tropas locais e internacionais na Academia de Oficiais do Exército Nacional Afegão em Cabul, informou o porta-voz do Ministério da Defesa do Afeganistão, Zahir Azimi.
“O tiroteio causou vários feridos”, escreveu Azimi em sua conta no Twitter.
Jornais e o canal de TV “Tolo” afirmaram que quatro soldados estrangeiros morreram e dois locais ficaram feridos no ataque. Nenhuma fonte oficial confirmou esta informação. A Missão da ONU no Afeganistão (Isaf), no entanto, afirmou que o fato ocorreu.
“Podemos confirmar que ocorreu um incidente entre tropas afegãs e internacionais na Academia de Oficiais do Exército Nacional Afegão em Cabul. Estamos avaliando a situação”, afirmou a Isaf em comunicado.
Estas ações são conhecidas em jargão militar como ataques “green on blue” (verde contra azul), em alusão a cor dos uniformes das respectivas forças. Trata-se do segundo ataque deste tipo neste ano, após dois soldados da missão da Isaf terem sido mortos por desconhecidos que vestiam o uniforme das forças de segurança do Afeganistão em fevereiro.
Em 2012, mais de 50 ataques foram registrados, embora a quantidade tenha diminuído em 2013, já que as tropas estrangeiras desempenham cada vez mais um papel secundário no Afeganistão. O conflito no país está em um dos momentos mais sangrentos desde a invasão americana que propiciou a queda do regime fundamentalista talibã no final de 2001 e a poucos meses da retirada da Isaf no final de ano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.