Sul da Flórida segue em alerta por inundações em passagem da tempestade Erika

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2015 17h07

Miami, 30 ago (EFE).- O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu neste domingo um alerta por possíveis inundações no sul da Flórida, devido às fortes chuvas que serão provocadas pela passagem da tempestade tropical Erika.

O alerta se estende desde o sudoeste da península até o leste, incluindo o lago Okeechobee, segundo as autoridades americanas, que informam que pode chover 200 milímetros até segunda-feira.

Erika perdeu força ontem, se transformando em um sistema de baixa pressão. Mesmo assim, virá acompanhada de ventos com força tropical de 80km/h, especialmente no interior e no sudoeste da Flórida, onde serão registradas fortes tempestades ao longo deste domingo.

Algumas cidades do condado de Miami-Dade, entre elas Miami, Miami Beach e North Miami, amanheceram sob alerta de inundações em áreas urbanas de drenagem deficiente. Por isso, as autoridades sugeriram cuidados extremos aos motoristas.

Quinta tempestade tropical da atual temporada de furacões, Erika se dissipou ontem após a passagem por Cuba, depois de provocar pelo menos 20 mortes na ilha de Dominica, no Caribe, e outras quatro na ilha La Espanhola.

Frente à possível chegada entre hoje e amanhã da tempestade Erika à Flórida, o governador Rick Scott decretou na última sexta-feira estado de emergência e colocou à disposição 8 mil soldados da Guarda Nacional para qualquer eventualidade.

Após a notícia que a tempestade Erika perdeu força, Scott reiterou os pedidos de alerta para a população devido às fortes chuvas e às possíveis inundações que podem ocorrer no estado. EFE