Startups da Amazônia se preparam para a COP30 com inovações sustentáveis

A tecnologia promove sustentabilidade e conecta comunidades locais ao mercado global

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2025 21h26
  • BlueSky
Pixabay pessoa mexendo em computador e editando o desenho de uma águia Este ano, mais de 300 iniciativas foram apresentadas, com foco nas áreas de bioeconomia e tecnologia, destacando a diversidade de soluções inovadoras

Startups localizadas na Amazônia estão se preparando para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro em Belém, no Pará. Essas empresas emergentes estão desenvolvendo modelos de inovação que priorizam a sustentabilidade, visando atender ao mercado global. Uma das iniciativas notáveis é liderada por Maurício Pantoja, em Igarapé-Miriri. Sua startup se dedica à comercialização de produtos oriundos de comunidades tradicionais, promovendo o uso de frutos regionais. Com parcerias estabelecidas com duas cooperativas, a empresa já beneficia 340 famílias, buscando conectar a produção local a um comércio justo e utilizando tecnologia para aprimorar a gestão e minimizar desperdícios.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em Belém, outra startup, sob a liderança de Vitor Alves, se concentra na capacitação de pequenas empresas por meio de cursos online. O objetivo é equipar esses empreendimentos com ferramentas tecnológicas que ajudem a resolver desafios e a otimizar seus processos operacionais. Ambas as startups foram reconhecidas na 11ª edição do Startup Day, um evento promovido pelo Sebrae que visa fortalecer o ecossistema de empresas em desenvolvimento. Este ano, mais de 300 iniciativas foram apresentadas, com foco nas áreas de bioeconomia e tecnologia, destacando a diversidade de soluções inovadoras. Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae do Pará, ressalta que a Amazônia é um polo de inovação. Pantoja complementa que eventos como o Startup Day são fundamentais para evidenciar o trabalho sério das empresas da região, que buscam se inserir no mercado internacional, valorizando tanto a biodiversidade quanto as comunidades locais.

publicado por Patrícia Costa

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo