Taiwan retira cidadãos do Vietnã após ataques contra suas empresas no país

  • Por Agencia EFE
  • 15/05/2014 02h36

Taipé, 15 mai (EFE).- O governo de Taiwan começou a retirar milhares de seus cidadãos do Vietnã por causa dos protestos anti-China em que dois taiwaneses foram feridos e que causaram perdas multimilionárias nas centenas de empresas da ilha que foram atacadas pelos vietnamitas, segundo fontes governamentais.

“Centenas de taiwaneses estão refugiados e sob proteção policial, alguns escondidos em suas empresas, das quais uma dúzia foram destruídas e saqueadas, causando perdas multimilionárias e planos de mudança”, disse hoje o presidente da câmara de Comércio taiwanesa em Binh Duo, Tsai Wan-chen, à rede de televisão “TVBS”.

O presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, anunciou hoje a ativação de um mecanismo para retirar os cidadãos taiwaneses do Vietnã e ordenou o envio de aviões para acelerar a repatriação dos mesmos, muitos dos quais se encontram refugiados e sob proteção policial, sem acesso a seus lares e sem os documentos necessários para viajar.

Os empresários taiwaneses esperam retirar todos os seus familiares, enquanto a maioria pretende permanecer no Vietnã, refugiados em locais seguros, até que a situação permita a reabertura de suas empresas ou a preparação para a retirada de seus investimentos do país.

O Vietnã foi o principal destino dos investimentos taiwaneses nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério da Economia de Taiwan, e uma das principais fontes de operários estrangeiros e de esposas estrangeiras para os cidadãos da ilha, por isso os ataques contra taiwaneses e suas propriedades causou surpresa no Estado insular.

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan enviou ao Vietnã 20 mil cartazes com os dizeres “Sou taiwanês” e “Venho de Taiwan” para evitar que os manifestantes confundam as empresas taiwanesas com as chinesas.

Os protestos desencadeados pela mudança de uma plataforma de petróleo chinesa no dia 2 de maio para águas próximas das ilhas Paracel, que são disputadas pelo Vietnã e pela China, foram mais intensos nas províncias de Binh Duong e Dong Nai, onde existem cerca de 1,5 mil fábricas taiwanesas, e chegaram ao seu ponto máximo na terça-feira.

As empresas taiwanesas investiram US$ 27,3 bilhões em 2.301 projetos no Vietnã desde 1988 até março deste ano, o que transforma o Estado insular na quarta fonte de investimentos estrangeiros do Vietnã, com até 10 mil empresários, segundo dados de Taiwan. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.