Talibãs qualificam eleições afegãs como um “desastre total”

  • Por Agencia EFE
  • 08/04/2014 03h04

Cabul, 8 abr (EFE).- Os talibãs afirmaram que as eleições presidenciais realizadas no último sábado no Afeganistão foram um “desastre total e um fracasso”, com menos de 10% de participação do eleitorado, segundo suas estimativas.

Em um comunicado divulgado em seu site no final da noite de ontem, segunda-feira, os talibãs garantiram que muitas zonas eleitorais tiveram que fechar por causa de seus ataques e pela falta de participação.

“O inimigo afirma que mais de 6 milhões de pessoas votaram, o que não passa de um rumor. Com votos múltiplos e manipulações, o inimigo pode obter vários milhões de votos”, diz o comunicado.

Os insurgentes sustentam, além disso, que fizeram mais de 700 ataques contra os locais de votação, apesar da mobilização das forças de segurança do governo, que estimaram em 200 o número de mortos durante as eleições, 176 deles talibãs.

O pleito foi considerado um sucesso pelo governo afegão e a comunidade internacional com uma participação próxima de 60%, muito superior aos 38% das eleições de 2009.

Os resultados preliminares serão divulgados nesta semana, enquanto os definitivos serão anunciados no próximo dia 24.

Caso nenhum candidato supere 50% dos votos, haverá um segundo turno, programado para o final de maio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.