Apple anuncia lançamento do iPhone 15 com câmera mais poderosa e novos modelos de Apple Watch

Empresa promete tecnologia que permite que o usuário tenha fotos com resolução maior, mais detalhes e nitidez do que as imagens convencionais; relógios inteligentes contam com novas funcionalidades 

  • Por Jovem Pan
  • 12/09/2023 14h50 - Atualizado em 12/09/2023 15h31
Apple/Divulgação Iphone 15 Produtos estarão disponíveis no mercado a partir de 22 de setembro

Nesta terça-feira, 12, a Apple anunciou o lançamento de três novos produtos: o iPhone 15, Apple Watch Série 9 e Ultra 2. O novo smartphone contará com uma câmera principal com 48MP, tecnologia que permite que o usuário tenha fotos com resolução maior, mais detalhes e nitidez do que as imagens convencionais. Além disso, haverá uma câmera auxiliar com 12MP. As fotos também contarão com a possibilidade de mudar o foco e a profundidade na imagem, mesmo depois de já ter sido tirada. A linha do iPhone 15 também apresenta a próxima geração de retratos, tornando mais fácil capturar retratos com grandes detalhes e desempenho em pouca luz.  O telefone contará com chip A16 e acesso a serviços de satélite, que serão gratuitos por dois anos. Para o modelo Pro, o chip será o A17. O smartphone estará disponível em tamanhos de tela de 6,1 e 6,7 polegadas. Os modelos Pro e Prox Max foram projetados com titânio de nível aeroespacial, tornando-os aparelhos mais leves. Também houve melhorias no Night modo e Smart HDR, e uma nova câmera telefoto 5x exclusivamente no iPhone 15 Pro Max. Os produtos estarão disponíveis a partir de 22 de setembro.

Entre as novidades do novo modelo de relógio inteligente, o Apple Watch Série 9 terá a funcionalidade ‘double tap’ ou toque duplo. Juntando o dedão e o indicador, duas vezes, o gesto permite que acessar o relógio inteligente da marca com apenas uma mão. O recurso pode ser utilizado para atender ou desligar ligações, pausar videos, entre outros. O produto também conta com tela mais brilhante; Siri mais rápida no dispositivo, agora com capacidade de acessar e registrar dados de saúde; localização precisa para encontrar o iPhone; novos recursos para ciclismo e caminhada e ferramentas para apoiar a saúde mental  A previsão é de que o Apple Watch Série 9 chegue ao mercado em outubro. Já o Apple Watch Ultra 2 conta com as novidades do Apple Watch Série 9, além de um alcance de altitude maior.

A empresa também anunciou medidas de redução do impacto ambiental da produção das tecnologias, como o uso de cobalto 100% reciclado na bateria. As pulseiras dos relógios também contarão com material reciclado. A meta da Apple é que até 2030 todos os produtos tenham zero impacto ambiental e carbono neutro. Sob pressão, a empresa espera que o lançamento do novo iPhone seja um ponto de virada, já que nos últimos três trimestres a companhia registrou queda nas vendas do aparelho. Depois de a China ordenar que funcionários de agências do governo central não usem mais iPhones e outros dispositivos de marcas estrangeiras para trabalhar nem os levem para o escritório, as ações da Apple vêm despencando e caminham para a desvalorização de US$ 200 bilhões em valor de mercado. Esta restrição é o mais recente passo na campanha de Pequim, que visa reduzir a dependência de tecnologia estrangeira e melhorar a segurança cibernética. A iniciativa surge no meio de uma campanha para limitar os fluxos de informações sensíveis fora das fronteiras da China.

A Apple domina o mercado de smartphones de primeira linha no país e considera a China um dos seus maiores mercados, dependendo dela para 19% de sua receita total. Há anos Pequim restringe o uso de iPhones por funcionários de algumas agências do governo, mas a ordem agora foi ampliada. A restrição da China reflete proibições semelhantes nos Estados Unidos contra a Huawei, bem como contra autoridades que utilizam o TikTok, de propriedade chinesa. As superpotências estão preocupadas com vazamentos de dados em um contexto de maior ênfase em segurança nacional.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.