WhatsApp altera configuração para evitar ‘fake news’; veja o que mudou

  • Por Jovem Pan
  • 07/04/2020 11h59 - Atualizado em 07/04/2020 12h16
Arquivo/Agência Brasil O WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz

O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (7) a limitação do encaminhamento de mensagens para tentar evitar a propagação de conteúdos falsos ou que gerem pânico em meio a pandemia do novo coronavírus. Agora, o encaminhamento só poderá ser feito para uma única conversa por vez — o limite anterior era de cinco.

Em comunicado, a empresa que gere o aplicativo de mensagens lembrou que bilhões de pessoas em todo o mundo estão sem ver amigos e familiares, utilizando as redes sociais para se comunicar com eles, mas também com médicos e especialistas. Por isso, a restrição no reenvio visa a deixar o espaço mais seguro.

Desde o ano passado, o Whatsapp incluiu uma etiqueta que indicava ao usuário quando a mensagem que ele estava recebendo era encaminhada, ou seja, quando havia sido recebida pela pessoa que a enviou e disparada sem qualquer alteração no conteúdo. Agora, a companhia impedirá que se faça um reenvio para múltiplos usuários.

Para o Whatsapp, existe um risco de divulgação de informação incorreta. Por isso, o aplicativo está buscando reduzir esse tipo de mensagens, para manter o espaço dedicado, sobretudo, às conversas pessoais.

Além disso, e empresa destacou que está trabalhando diretamente com entidades como a Organização Mundial de Saúde (OMS), governos e com ONGs, para conectar um público cada vez maior, com informações precisas.

“Agora, mais do que nunca, as pessoas precisam poder se comunicar de maneira privada”, diz a nota.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.