Teerã considera ilógica preocupação americana por possível acordo Irã-Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 12/04/2014 13h04

Teerã, 12 abr (EFE).- A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Marzie Afjam, qualificou neste sábado de “ilógica” a preocupação dos Estados Unidos com um possível acordo de troca de petróleo por outras mercadorias entre Irã e Rússia.

“A cooperação entre Irã e Rússia, como países independentes, seguem a via normal e a suspeita dos demais estados nesta colaboração em diferentes aspectos é ilógica”, disse Afjam.

“Irã e Rússia têm muita capacidade de parceria e de ampliar seus laços econômicos e comerciais”, disse a porta-voz das Relações Exteriores iraniana, ao acrescentar que as autoridades e os empresários estão muito interessados em utilizar esse potencial.

Para ela, “os dois países vizinhos usam de forma natural e segundo o direito, os princípios e os compromissos internacionais para desenvolver seus laços políticos, econômicos, comerciais e culturais em diferentes áreas”.

Na última quinta-feira, o secretário do Tesouro americano, Jack Lew, e seu colega russo, Anton Siluanov, tiveram uma reunião de metade de ano do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM), em Washington.

Posteriormente, o Tesouro americano tornou público um comunicado em que Lew reiterou a séria preocupação dos EUA com possíveis acordos entre Rússia e Irã sobre a troca de petróleo por outras mercadorias. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.