Teerã muda para “Gaza” nome de rua onde está a sede da ONU

  • Por Agencia EFE
  • 19/08/2014 17h01

Teerã, 19 ago (EFE).- O Conselho Islâmico da cidade de Teerã aprovou nesta terça-feira a mudança de nome da rua em que está localizada a sede das Nações Unidas na capital iraniana para “Gaza”, em homenagem às vítimas da última ofensiva israelense contra o enclave palestino.

O amplo Boulevard Sharzad, situado no bairro de Darrus, no norte de Teerã, e que acolhe a sede central da ONU, assim como outros escritórios de agências internacionais, como o da Unicef, se chamará a partir de agora Boulevard Gaza, informou o chefe do Conselho Islâmico, Ahmad Masyed Yamei, à Agência de notícias “Tasnim”.

Yamei destacou que a proposta foi aprovada como denúncia de que o assassinato de crianças é o mais atroz dos crimes perpetrados pelo “regime sionista” em Gaza.

Nas últimas semanas houve várias manifestações (muitas delas de crianças e organizadas por colégios e outras entidades) frente à sede da ONU em Teerã para denunciar os ataques israelenses contra a Faixa palestina.

Cerca de dois mil palestinos (entre eles mais de 1,4 mil civis) morreram no último mês nos bombardeios israelenses contra Gaza, em resposta a ataques palestinos com mísseis, e ao redor de outras 10 mil pessoas ficaram feridas, umas três mil delas crianças, segundo dados da ONU.

Além disso, milhares de casas e infraestruturas foram destruídas ou danificadas e os ataques provocaram o deslocamento de milhares de residentes.

Também morreram 67 israelenses, em sua imensa maioria militares falecidos em enfrentamentos com as milícias da Faixa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.