Temporal deixa Irlanda sem eletricidade, e fecha dois aeroportos

  • Por Agencia EFE
  • 12/02/2014 17h22

Dublin, 12 fev (EFE).- Cerca de 260 mil pessoas estão sem eletricidade na Irlanda nesta quarta-feira por consequência do forte temporal de vento e chuva no país, informou o fornecedor de energia estatal, ESB, sobre a pior situação de emergência desde 1998.

O temporal obrigou o fechamento temporário do aeroporto internacional de Shannon, assim como o da cidade de Cork, a segunda maior da Irlanda.

Rajadas de vento de mais de 160 km/h estão castigando todos os condados do Sul e do Oeste da ilha, apesar de Kilkenny ser o único a ter decretado estado de emergência. Nestas regiões do país, as autoridades ativaram o plano máximo de alerta, e pediram à população que permaneça em casa por conta da queda de árvores.

Por enquanto, não foram registrados feridos, mas o escritório meteorológico irlandês, Met Éireann, estendeu o alerta vermelho às quatro províncias do país: Ulster, ao Norte; Münster, ao Sul; Connaught, no Oeste; e Leinster, a Leste.

“A última ocasião que tivemos cortes de eletricidade desta magnitude foi em 1998”, declarou uma porta-voz de ESB, que acrescentou que o número de usuários afetados pode aumentar nas próximas horas. EFE