Terroristas detidos no Marrocos estão relacionados a outros presos em 2013

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2014 08h41

Rabat, 26 set (EFE).- Os oito supostos membros marroquinos da célula desmantelada nesta sexta-feira em Melilla e Nador – em uma operação conjunta de Espanha e Marrocos -, aliada ao Estado Islâmico (EI), eram vinculados com outras redes desmanteladas no Marrocos no ano passado.

O Ministério do Interior marroquino informou em comunicado que as investigações demonstram que os detidos hoje, supostamente liderados por um espanhol de Melilla, tinham relação com duas células desmanteladas em 2013 também em Nador e que se autodenominavam “Tawhid” (Monoteísmo) e “Muahidin” (Monoteístas).

A mesma fonte assegurou que os detidos se coordenavam com a organização terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) ativa no norte do Mali.

Um irmão do líder se integrou à AQMI em 2012 e recentemente passou para o EI, segundo o Ministério.

Esta informação coincide com a fornecida por fontes ligadas à operação, que dizem que este irmão, também espanhol, está desaparecido e se acredita que esteja combatendo na Síria ou no Iraque.

O Ministério acrescenta que os membros da célula desmantelada têm antecedentes penais por roubo com violência, contrabando e tráfico de veículos roubados, com o objetivo de financiar a incorporação de seus membros à jihad. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.