Tesouro diz que não conta com dividendos da Petrobras para melhorar receita

  • Por Reuters
  • 25/06/2015 19h12
Tânia Rêgo/Agência Brasil Petrobras

O governo não conta com o recebimento de dividendos da Petrobras este ano, disse nesta quinta-feira o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, em mais um dado que reforça dúvidas sobre o desempenho das contas públicas em 2015.

“Não posso exigir que empresa pague dividendos se ela está buscando recuperar sua atividade”, comentou.

Em 2014, a estatal registrou prejuízo de 21,6 bilhões de reais após contabilizar perdas de 6,2 bilhões de reais por corrupção e reduzir em mais de 44 bilhões de reais o valor de seus ativos.

Os repasses deste ano seriam referentes ao exercício fiscal da companhia de 2014.

Saintive comentou que a companhia vem se recuperando, mas que ainda assim não cabe falar em antecipação para 2015 de dividendos do exercício deste ano.

De janeiro a maior deste ano, não houve pagamentos de dividendos da Petrobras à União, num resultado bem distinto do verificado em igual período do ano passado, quando os pagamentos somaram 2,013 bilhões de reais.

Em termos gerais, os dividendos pagos por estatais federais à União somaram 2,917 bilhões de reais entre janeiro e maio deste ano, 67,6 por cento menor ante 9 bilhões de reais em igual período do ano passado.

O baixo ingresso de dividendos no caixa da União é uma dificuldade a mais para o governo cumprir a meta de superávit primário de 2015 de 66,3 bilhões de reais, equivalente a 1,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). Em 12 meses encerrados em abril, essa economia de gasto para o pagamento de juros da dívida estava negativa em 0,76 por cento do PIB.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.