Tropas curdas e yazidis expulsam o EI de estratégica zona de Ninawa

  • Por Agencia EFE
  • 14/07/2015 09h07

Mossul (Iraque), 14 jul (EFE).- As tropas curdo iraquianas “peshmergas” e milicianos yazidis recuperaram nesta terça-feira o controle da estratégica cidade de Kabara, na província de Ninawa, após combates com o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O comandante da Força de Proteção de Sinjar, Luqman Keli al Jansuri, disse em declarações à Agência Efe que mais de 27 jihadistas morreram e ficaram feridos nas mais de quatro horas de enfrentamentos que culminaram com a libertação de Kabara.

A luta explodiu nas primeiras horas de hoje, quando os “peshmergas”, com o apoio da citada milícia de Sinjar, lançaram sua ofensiva.

Kabara, na base das montanhas de Sinjar, a 120 quilômetros de Mossul, tem uma importância estratégica porque está localizada junto à principal rota que conduz à fronteira síria.

Os jihadistas tomaram o controle de Kabara há cerca de 20 dias, depois que a Força de Proteção de Sinjar se retirou repentinamente dessa zona.

A Força de Proteção de Sinjar é uma milícia integrada por membros da minoria religiosa dos yazidis, que habitam principalmente em aldeias ao oeste e norte de Mossul.

Essa milícia foi criada em agosto do ano passado, depois que os jihadistas ocuparam Sinjar, de onde foram expulsos posteriormente.

Mossul e amplas zonas de Ninawa estão sob controle do EI desde junho do ano passado, data na qual o grupo terrorista proclamou um califado em território iraquiano e sírio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.