Trump é alvo de críticas após questionar pai de militar

  • Por Estadão Conteúdo
  • 31/07/2016 10h04
EFE Donald Trump - EFE

O candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, despertou críticas de membros de seu próprio partido e também da oposição. Ele foi atacado depois de questionar o comportamento dos pais de um muçulmano capitão do exército norte-americano. 

Depois que o advogado Khizr Khan fez um tributo a seu filho, Humayun, durante a convenção do partido Democrata, Trump questionou sobretudo a postura da esposa, Ghazala Khan, que ficou calada durante a fala do marido. 

“Se você olhar pra esposa dele, ela estava apenas parada lá. Ela não tinha nada a dizer. Ela talvez não tivesse permissão pra dizer nada”, disse Trump em entrevista ao programa de TV “This Week”, da rede ABC. 

A declaração gerou críticas dos dois partidos, com políticos questionando se Trump teria a empatia e compreensão para ser presidente. 

“Ele tentou transformar aquilo em algo ridículo e isso mostra uma inadequação de temperamento”, disse Tim Kaine, candidato a vice-presidente pelo partido Democrata, adversário de Trump. 

O ex-presidente Bill Clinton concordou. “Não posso conceber como alguém pode dizer isso sobre uma mãe”, afirmou. 

Ghazala Khan disse que não falou durante o evento porque ainda estava emocionada e de luto. Ela relatou que não consegue sequer olhar para as fotos de seu filho sem chorar. 

Trump também rebateu às críticas de Khan de que ele jamais “sacrificou nada nem ninguém” por seu país. “Fiz muitos sacrifícios. Eu trabalho muito duro e já criei milhares de empregos, dezenas de milhares”, rebateu o candidato. 

Até mesmo estrategistas do partido Republicano, o partido de Trump, criticaram os comentários do candidato, considerados racistas. Líderes republicanos como o deputado Paul D. Ryan e o senador Mitch McConnel permaneceram calados, assim como o candidato a vice, Mike Pence. 

A candidata opositora Hillary Clinton disse a eleitores em Youngstown que “Donald Trump não é um candidato normal”. “Alguém que ataca todo mundo tem algo faltando”, disse ela. 

“Ele atacou o pai de um militar que sacrificou a si mesmo por seu batalhão”, completou a candidata democrata. “Eu acredito que é justo dizer que ele tem temperamento inadequado e não é qualificado”, acrescentou sobre o adversário. 

Mais tarde na noite de sábado, Trump divulgou uma declaração na qual chamava Humayun Khan de herói, mas rechaçava as declarações feitas pelo pai do militar.

Fonte: Associated Press.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.