Trump elogia nova lei de saúde e diz que Obamacare é “desastre completo e total”

  • Por Estadão Conteúdo
  • 07/03/2017 10h33
  • BlueSky
EFE Donald Trump acena para fotógrafos

Após deputados do Partido Republicano divulgarem seu aguardado projeto de lei para desmantelar boa parte da reforma da saúde realizada pelo governo do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, o chamado “Obamacare”, o atual presidente americano, Trump, voltou a elogiar em seu Twitter o novo projeto

“Nossa maravilhosa e nova lei de saúde está agora em revisão e negociação. ObamaCare é um desastre completo e total – está implodindo rápido!”, disse Trump.

O projeto revelado ontem anula a obrigação universal de adquirir um seguro e reduz a intervenção do Estado. Uma série de debates devem começar hoje tanto entre os Republicanos quanto entre os Democratas para avaliarem ponto a ponto.

Pela nova lei, o plano contará com uma instauração de um crédito fiscal entre US$ 2 mil e US$ 14 mil por ano para ajudar os cidadãos a pagarem seu seguro. Este ponto, no entanto, deverá provocar protestos por parte da ala conservadora.

Além disso, o projeto prevê a possibilidade para as crianças de se inscreverem no seguro de seus pais até os 26 anos e a proibição de que as companhias de seguro discriminem os pacientes em função de seus antecedentes médicos.

A expansão realizada sob Obama do sistema Medicaid para pessoas de mais baixa renda poderia continuar até 2020. A proposta de lei iria, quando implantada, mudar a maneira pela qual o governo federal ajuda a financiar esse programa. O Medicaid é um programa de saúde federal e estadual que cobre custos médicos para pessoas de baixa renda.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.