Tsipras conversa com Merkel e Hollande para ajudar em negociações
Atenas, 31 mai (EFE).- O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, participou neste domingo de uma teleconferência com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, para impulsionar às negociações de um acordo com os credores.
Fontes do governo grego afirmaram que a conversa durou 35 minutos, transcorreu em um ambiente “muito bom” e que todas as partes concordaram com a necessidade de encontrar uma solução o quanto antes. A de hoje foi a segunda conversa envolvendo as três partes. Na última quinta-feira os líderes se falaram por uma hora.
Amanhã, Merkel e Hollande devem se reunir em Berlim com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, encontro que, segundo a imprensa local, poderia servir para dar impulso político a um acordo. Caso isso aconteça, seriam abertas as portas à pronta convocação de uma reunião do Eurogrupo, onde se poderia aprovar o desembolso, pelo menos parcial, dos 7,2 bilhões de euros pendentes do resgate.
De acordo informações da agência de notícias grega “AMNA”, não confirmadas oficialmente, nas negociações há convergência de opiniões com relação ao espinhoso tema do imposto sobre o valor agregado, a restrição das aposentadorias antecipadas, assim como a unificação gradual dos fundos de previdência. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.