Tsipras nomeia nova equipe sem caras novas, mas com outra organização
Atenas, 22 set (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, designou nesta terça-feira os membros do novo gabinete ministerial, uma equipe marcada pela continuidade de nomes, mas com algumas mudanças na organização das pastas.
À frente de Finanças estará Euclides Tsakalotos, titular deste departamento após a renúncia de Yanis Varoufakis, em julho, e signatário do terceiro resgate, comunicou a antiga e nova porta-voz do governo, Olga Yerovalisi.
A quase total ausência de mulheres seguirá sendo um dos aspectos mais chamativos da segunda coalizão entre o esquerdista Syriza e o partido nacionalista Gregos Independentes, cujo líder, Panos Kamenos, continuará como ministro da Defesa.
Em seus cargos permanecerão muitos ministros, entre eles o das Relações Exteriores, Nikos Kotsiás.
Nos próximos meses a Grécia tem que aprovar mais de uma centena de leis e normativas que fazem parte do acordo de resgate, e de cuja aplicação depende que se desembolsem as diferentes parcelas do total de 86 bilhões de euros que abrange o programa de assistência financeira.
Além disso, resta discutir alguns detalhes do plano, e a ansiada reestruturação da dívida, um debate que os credores se comprometeram a levar em conta se a primeira revisão – prevista para o final de outubro – apresentar resultados positivos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.