Tumulto deixa 453 mortos e 719 feridos durante celebração do Hajj em Meca

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2015 09h21

(Atualiza o número de mortos e de feridos).

Riad, 24 set (EFE).- Pelo menos 453 pessoas morreram e 719 ficaram feridas nesta quinta-feira em um tumulto nos arredores da cidade sagrada de Meca, onde três milhões de pessoas participavam do Hajj, o rito muçulmano da peregrinação, conforme informou a Defesa Civil da Arábia Saudita.

As causas da tragédia foram o aumento no fluxo e a entrada repentina de um grande número de peregrinos na área destinada ao ritual, explicou um comunicado de dito organismo.

Os fiéis se deslocavam de seus acampamentos para o local onde deveriam cumprir o rito do apedrejamento das três colunas que simbolizam as tentações do diabo, no terceiro dia da peregrinação.

O comunicado detalhou que o incidente aconteceu no cruzamento das ruas 204 e 223 da cidade de Mina, situada dez quilômetros ao leste de Meca, em torno das 07h locais (1h em Brasília).

Na nota, a Defesa Civil garantiu que as autoridades “agiram imediatamente para controlar a situação e impedir o movimento de transeuntes rumo ao lugar onde aconteceu a tragédia, assim como para atender e resgatar os afetados”, que estão sendo transferidos a hospitais próximos.

Os serviços de resgate também informaram que entre as vítimas figuram “diferentes nacionalidades”, sem especificar quais. Neste ano, 1,4 milhão de estrangeiros foram à Arábia Saudita para participar da peregrinação.

Três milhões de pessoas participam desse rito religioso, um dos cinco pilares do islã junto à “shahada” (profissão de fé), à esmola, à oração e ao jejum no mês do Ramadã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.