Turquia bloqueia acesso ao YouTube

  • Por Agencia EFE
  • 27/03/2014 13h44

Istambul, 27 mar (EFE).- A Direção de Telecomunicações da Turquia (TIB) bloqueou nesta quinta-feira o acesso ao canal de vídeos YouTube, e a decisão já foi comunicada aos provedores de internet do país, publicou o jornal “Hürriyet”.

A TIB anunciou em seu site que tomou a medida por iniciativa própria e sem se basear em decisões judiciais, o que se tornou possível a partir da nova lei de telecomunicações, aprovada mês passado.

Apesar do bloqueio imediato confirmado pela Agência Efe, a norma prevê que esse tipo de decisão deve ser ratificada por um tribunal em no máximo de 48 horas.

Hürriyet relacionou a medida com a publicação hoje no Youtube de uma conversa entre altos funcionários políticos e militares sobre um plano do governo turco de fingir um ataque vindo da Síria para provocar um conflito bélico logo antes das eleições locais, que acontecem domingo.

O bloqueio do canal de vídeos ainda pode ser evitado mediante uma simples mudança nos parâmetros DNS do computador, um truque habitual para parte dos internautas turcos.

Na semana passada o acesso ao Twitter foi bloqueado, horas depois de o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, prometer em um comício “erradicar” esta rede social.

Um tribunal administrativo de Ancara ordenou ontem que o bloqueio ao Twitter fosse suspenso por considerar que a medida viola os fundamentos do Estado de direito, mas a sentença ainda não foi cumprida. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.