Uber cede, um pouco, no Canadá e pede autorização para operar com táxis

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h25

Toronto (Canadá), 5 mai (EFE).- O Uber, serviço online que põe em contato passageiros e motoristas privados, anunciou nesta terça-feira que pedirá para ser registrada como empresa de táxi em Toronto, a maior cidade canadense.

O Uber opera há dois anos em Toronto, mas sem licença para seus motoristas, o que causou problemas com as autoridades municipais e as companhias de táxi da cidade.

O Uber argumentou, como em outros países do mundo, que é uma companhia de tecnologia e não de serviços de táxi, e por isso não precisaria de licença para operar.

O Uber Canadá mudou hoje, em parte, sua postura ao anunciar que solicitará um registro como companhia de táxi em Toronto para seu aplicativo UberTaxi, que utiliza motoristas de táxi utilizando o Uber.

Mas a companhia também reiterou que o programa UberX, que permite a qualquer motorista certificado pela empresa transportar passageiros, continuaá funcionando sem licença de táxi.

Nos últimos meses, as atividades do Uber foram pressionadas pelas autoridades de vários países de todo o mundo e pelas companhias tradicionais de táxi, que consideram o aplicativo uma concorrência ilegal.

O Uber opera em mais de 250 cidades de 55 países de todo o mundo e, só na Europa, a companhia enfrenta ações legais em Espanha, França, Alemanha, Bélgica e Holanda.

No Brasil, um tribunal de São Paulo ordenou em abril a suspensão dos serviços no país sul-americano.

E na Coreia do Sul, a empresa teve que suspender o programa UberX por uma determinação da justiça.

No Canadá, os taxistas de Montreal protagonizaram vários protestos contra o Uber, e em alguns casos chegou a haver confrontos físicos entre os motoristas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.